COMO SURGEM O NOME DOS ESMALTES?

28 jun

O esmalte surgiu milhares de anos atrás. No Egito, a realeza utilizava uma coloração vermelha, chamada de henna.

Na China, no século III a.C., foi inventada uma tintura para as unhas, parecido com o esmalte atual. Mas, como conhecemos hoje, só apareceu mesmo em 1925. O tom era um rosado e o estilo em que ele era aplicado era bem peculiar: o esmalte era passado somente na metade da unha, o famoso “meia-lua”.

 Antigo ou não, não se sabe ao certo quando cada cor ganhou um nome. O importante é que cada esmalte é apelidado de uma maneira e isso só facilita muito a nossa vida. Mas você sabe da onde vêm os nomes dos esmaltes?

Segundo o gerente de produtos da Impala, Victor Munhoz, os nomes dos esmaltes é uma combinação entre significado e cor. “Unimos a parte principal do conceito da coleção que estamos lançando com a cor de cada esmalte”. Na Impala, por exemplo, os nomes são escolhidos de acordo com o conceito que a coleção quer passar para a consumidora. “Na ‘Divas’ fizemos uma pesquisa e selecionamos uma série de possíveis nomes. Depois foi feita uma triagem e excluímos aqueles que não combinavam com as cores”. O resultado dessa experiência foram as 12 tonalidades, com nomes como Marylin, Jackie, Madonna, Jane, Audrey, Catherine, Brigitte, Sophia, Nicole, Charlotte, Gilda e Gisele.

Victor acredita ainda que, mesmo os nomes sendo cuidadosamente escolhidos, a cor é quem manda. “A mulher busca o esmalte pela cor. O nome ajuda muito, mas a atração é primeiramente pela cor.” Por ano, a Impala lança no mercado, em média, 60 nomes diferentes de esmaltes. E são necessários pelo menos 8 meses de trabalho para o desenvolvimento de uma coleção.

A Big Universo também tenta combinar nomes e cores. A razão social da empresa surgiu por conta da paixão arrebatadora de Gilmar Leite Siqueira – dono e químico responsável pela marca – pelo universo. O sentimento foi parar nos nomes dos esmaltes, que também possuem referências astronômicas.

Clarissa Ezaki, gerente comercial da Orion Cosméticos, responsável pela distribuição dos esmaltes da Big Universo, conta que, antigamente, os nomes dos produtos eram escolhidos de acordo com a cor original. “Logo que começamos, procurávamos ligar as cores com algum elemento do universo. Por exemplo, a ‘Estrela de Antares’ tem uma cor avermelhada, então demos esse nome a um esmalte da cor vermelha”.

Atualmente, Clarissa afirma que está cada vez mais difícil manter o programa inicial para a escolha dos nomes. “Agora, com 128 cores, não estamos mais conseguindo ligar o nome com a cor verdadeira, então vamos com o que achamos que combina melhor”.

Mas o conceito da Big Universo continua o mesmo: colocar nomes do universo nos esmaltes. “Queremos, cada mês lançar uma cor nova, mas, com isso, fica cada vez mais difícil manter o perfil da marca”, se diverte.

Mas, às vezes, a empresa recorre a algum outro elemento da natureza. “O ‘Aqua’, por exemplo, queríamos chamá-lo de ‘Poseidon’, por conta do Deus dos Mares, na mitologia grega, mas achamos o nome muito forte para a cor, então optamos por ‘Aqua’”, conta. “Quanto não temos mais opções no universo, o jeito é apelar para a natureza”.

Na Colorama, para os aproximadamente 30 nomes lançados por ano, o processo não é diferente dos outros. “Acompanhamos junto com nossos escritórios de Nova York e Paris as tendências de moda que estão nas passarelas e desenvolvemos as cores e o tema-conceito da campanha. E é em torno desse tema que giram os nomes dos esmaltes”, afirma Adriana Garcia, Gerente de Produto de marca.

O “Rosa Chiclete”, por exemplo, surgiu carregado de significado. “É um nome feminino, jovem e com uma dose suave de irreverência. Combina perfeitamente com a cor vibrante e ousada do esmalte”, afirma. Além disso, podemos citar a cor “Absinto”, um verde claro que remete à cor da bebida alcoólica e o “Arranha-Céu”, que, segundo Adriana, foi “um nome que surgiu quase de imediato quando olhamos a cor, um cinza urbano e moderno”.

Segundo ela a cor não influencia na hora da escolha, mas, com certeza, traz um ar mais charmoso e interessante ao mundo dos esmaltes. “Para a mulher brasileira, o esmalte é um acessório fundamental e, muitas vezes, a escolha da cor está relacionada com seu estado de espírito”, afirma.

“A cor ‘Batom Vermelho’, por exemplo, a linha Única Camada, representa bem a busca pelo tom vermelho sedutor, assim como a ousadia de uma cor mais vibrante e arrojada é perfeitamente traduzida no nome ‘Atrevida’. Imagine que sem graça seria se no mundo colorido e divertido dos esmaltes, os nomes se limitassem a vermelho 1, 2, 3, 4…”, brinca.

Mel Girão, diretora Executiva de Marketing da Risqué, afirma que o processo para o desenvolvimento dos esmaltes da marca não foge à regra. “Os nomes das cores são escolhidos de acordo com o conceito desenvolvido para a coleção ou edição que está sendo trabalhada”.

Segundo ela, para a criação de cada coleção da Risqué é desenvolvida uma pesquisa minuciosa sobre história, costumes, hábitos e tendências da moda nacional e internacional. “Os nomes dos esmaltes da Coleção Outono/Inverno 2010 Risqué Jóias Místicas, por exemplo, foram inspirados na beleza existente nas diferenças, representada nessa coleção pelo fosco e o lapidado”. O resultado pode ser visto nos foscos Pedra Granada, Lápis Azul e Topázio Púrpura, além dos brilhantes Diamante Roxo, Citrino Nude e Turmalina

O mesmo aconteceu com a recente coleção da Penélope Charmosa: diversos tons de rosa inspirados na personagem mais feminina da Corrida Maluca. “A coleção traduz a mulher atual e moderna que enfrenta os desafios do dia-a-dia, está sempre disposta e nunca perde o seu charme rosa”.

Para a profissional, o nome dos esmaltes é fundamental e influencia, sim, na hora da escolha da cor. “O nome é fundamental na hora da escolha da cor. Atualmente, o esmalte é usado como um acessório de moda e, considerando esta evolução, a marca faz um trabalho mais ousado em cores e nomes que agradam desde as consumidoras mais tradicionais até as mais antenadas”.

Vila Mulher

Anúncios

8 Respostas to “COMO SURGEM O NOME DOS ESMALTES?”

  1. Carol Adami 28 de junho de 2010 às 8:39 PM #

    Muito interessante, adorei… eu já suspeitava que tinha alguma coisa “diferente” sobre a Big Universo rs

    @carol20carol

    • thenails 30 de junho de 2010 às 1:54 PM #

      Pois é Carol, e os esmlates deles são demais!! Bjs

  2. viihrs 28 de junho de 2010 às 11:33 PM #

    nossa, que legal!
    eu sempre me perguntei como eram criados esses nomes …
    achei super legal ^^

    =*

    • thenails 30 de junho de 2010 às 1:55 PM #

      Que bom que gostou!! Tudo pra agradar os leitores! Bjs

  3. Dani Freitas 29 de junho de 2010 às 10:04 PM #

    Adorei!!! É por causa de blogs como o seu que estou me tornando uma esmalcólatra! ahahaha

    Obrigada pela visita a meu blog, espero recebê-la sempre por lá, viu?

    Beijos

    Dani

    • thenails 30 de junho de 2010 às 1:55 PM #

      Dani, que fofa! Obrigada pelo carinho!! Volte sempre aqui também viu!! Beijos

  4. Rachel Azevedo 29 de junho de 2010 às 11:27 PM #

    Mas Será o Benedito, que tenho que vir aqui dar uma espiada no que está acontecendo, pois a Srª não dá mais notícias…rsrsrs!
    Pelo que pude perceber as coisas estão indo bem, não é?!
    Suas postagens estão muito lindas, informativas e atuais, gostei muito de todas as novidades!
    Bjuss querida, vê se aparece, ok?!

    • thenails 30 de junho de 2010 às 1:57 PM #

      Ahhhhhh Raquelita!!!! AMiga, que bom que veio me visitar aqui!! Ai amiga, minha vida está uma correria só! E agora peguei um vício nesse aqui que acabei deixando o Cerejinha abandonado!!! Mas logo volto ao normal!!! Vem sempre aqui pra eu não ficar com saudade??? Vou te visitar!! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: